• ANÚNCIOS
  • ANÚNCIOS

  • Anúncios de Classificados Aleatórios

Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em

Também conhecido como "OFF-TOPIC", essa seção é para falar de qualquer coisa, por mais estúpida que possa parecer.

Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em

Mensagempor Bin » 05 Dez 2014 16:37

Por enquanto é só pros novos...

http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/04/carros-zero-quilometro-ja-terao-novas-placas-do-mercosul-em-janeiro-de-2016.htm

Imagem

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornou oficial, nesta quinta-feira (4), a alteração no sistema de placas de veículos brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2016. Todos os carros emplacados a partir dessa data adotarão a nova identificação, padronizada em relação aos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Além deles, os que solicitarem troca de município ou transferência de categoria também usarão o novo modelo.

A proposta vinha sendo estudada desde 2010 e estava prevista para entrar em vigor já neste ano, mas foi adiada para acerto de detalhes.

Similar ao que existe na União Europeia, o novo sistema terá elementos extras de segurança para dificultar a clonagem, que segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito está com índices "elevados" na região. Além disso, permitirá integrar bancos de dados dos cinco países nos próximos anos.

Imagem

PADRÃO
As novas placas terão o seguinte padrão: uma tarja azul na parte superior conterá o logotipo do Mercosul (à esquerda) e a identificação do país, com o nome ao centro e a bandeira no canto direito. A identificação do carro será feita com sete caracteres alfanuméricos dispostos de modo aleatório.
Segundo o Denatran, esta solução permitirá 450 milhões de combinações, contra as 175 milhões existentes no sistema brasileiro atual. Conforme UOL Carros apontou recentemente, o atual sistema com três letras e quatro números duraria no máximo até 2030.

A categoria de cada veículo na nova placa será indicada pela cor dos caracteres: preta (particulares); vermelha (comerciais ou de aprendizagem); azul (oficiais); verde (de teste); dourado (diplomáticos); e prateado (de coleção).

No caso específico do Brasil, serão acrescentados: uma tira holográfica à esquerda (similar àquelas usadas nas notas de R$ 50 e R$ 100, para evitar falsificação), ao lado de um código bidimensional e com a identificação do fabricante, data de fabricação e número de serial da placa; e uma bandeira e brasão dos respectivos Estado e município de registro, à direita.

De acordo com a resolução, a fabricação das placas também seguirá novo padrão. Atualmente, qualquer empresa pode produzir as chamadas chapas semiacabadas, cabendo aos Detrans regionais escolher o fornecedor de preferência para, só então, pintá-las, estampá-las e gravar os códigos alfanuméricos. A partir de 2016, apenas empresas credenciadas pelo Denatran serão autorizadas a produzir essas chapas.
Alessandro Bin

"Sempre que te perguntarem se podes fazer um trabalho, responde que sim e te ponhas em seguida a aprender como se faz."
Roosevelt
Avatar do usuário
Bin
Site Moderator
Site Moderator
 
Mensagens: 3954
Registrado em: 14 Fev 2011 19:11
Localização: São Paulo - SP
Has thanked: 140 times
Been thanked: 163 times
Moto: MV Agusta F4R

Voltar para Conversa de botequim

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

Quem esteve Online nas últimas 24 horas

Usuários que acessaram este fórum nas últimas 24 horas: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

  • ANÚNCIOS