• ANÚNCIOS
  • ANÚNCIOS

Supercorsa SP x SC

Fale aqui assuntos motociclísticos em geral, como por exemplo, rumores do Valentino Rossi na Ducati em 2011.

Supercorsa SP x SC

Mensagempor andrew.moj » 20 Jan 2014 13:26

Pessoal,

Depois do meu Power Cup chegar no TWI (com 5 mil Km's - :rock: ) ele acabou furando. Tirei minha lição, e de agora em diante sempre irei trocar antes de chegar no osso por questões de segurança.

Fui no meu Mec, pois sabia que ele tinha varios pneus de TD's de Interlagos, querendo trocar só o traseiro, mas os Cup's dele tavam muito judiados.

Como não queria ficar com a moto parada, pois to de férias, mandei ele colocar um Supercorsa SC-1 na frente e SC-2 na traseira, pois estavam bem inteiros. Ele não tinha nenhum SP lá...

Fuçando um pouco na internet, descobri que o SC é destinado somente para as pistas, enquanto o SP seria pra performance nas ruas. Eu fiquei meio encucado, pois li que os SC's teriam uma maior limitaçao com relacao aos ciclos de aquecimento, e o composto da borracha não contemplava algumas intempéries da rua como o SP.

As informaçoes foram de alguns foruns gringos que eu encontrei na Net, e eu nao tenho arcabouço técnico pra saber se fiz uma boa escolha ou não. Queria ter mais background das pistas, talvez faça um TD com eles, mas queria saber se os Srs. podem me dar um feedback sobre isso:

Street tires have a different compound of rubber. Primarily their silica content. That silica content makes them more able to contend with rain, chemicals which are more prevelant on the street, and heat up faster under normal street use to a more suitable grip level for said street use, as well as have better wear characteristics and more consistent grip over a wider performance range.

Race tires have none of that. They are made to run in a narrow window. Outside that window their grip is inconsistent. They are not made to contend with repeated heat cycles. They are not made to contend with the chemicals found on public roads. They are also designed with a carcass to run at a specific pressure which is not suitable for street use, and their time to heat up under street riding conditions is pretty much infinite. They simply wont.

That is not to say a race tire cant be ridden on the street. Clearly it "can' But just becasue it can doesnt mean it should be. Other than them being cheaper as takeoffs pretty much EVERYTHING about them being run on the street is a negative compared to a properly designed street/hybrid tire.

And just because you have not suffered, or dont care if you have suffered, the negatives of runnign a race tire on the street, doesnt make it a good idea. People have lived without a working parachute jumping out of an airplane, but that doesnt make it a good idea

E aí, tá certo ou.... ... bais ou benos, bais ou benos
andrew.moj
Speedmaster
Speedmaster

Has thanked: 0 time
Been thanked: 8 times
Moto: S1000rr

Re: Supercorsa SP x SC

Mensagempor Ricardo_ » 20 Jan 2014 13:37

é meio auto explicativo... segundo essa fonte, na rua os pneus de pista não aquecem nunca e eles não se sustentam sob repetidos ciclos de aquecimento (provavelmente devem rasgar, sei lá).

então, talvez o nosso esquema de TD em baterias possa prejudicar os pneus.
devem ser feitos pra 1h hora ininterrupta de corrida ou classificação... aí joga fora.

talvez o roddrigo, graxa ou outros possam apimentar a discussão já que eles vivenciam bem mais esse mundo de pistas.
Soçarba!
-Rkr
Ricardo_
Speed Triple
Speed Triple

Has thanked: 10 times
Been thanked: 53 times
Moto: Triumph Daytona 675
VIN: 666666

Mensagempor Neto TeamCamel » 20 Jan 2014 13:49

Primeiro item:

Supercorsa SC 1 ou 2 - NÃO SÃO HOMOLOGADOS PARA RUA
Supercorsa SPV2 - SÃO HOMOLOGADOS PARA RUA

A grande verdade é que os SCs tem SIM sua aderência prejudicada pela ciclos de aquecimento, porém, como ninguém RASGA dinheiro ou tem patrocínio oficial da Pirelli acabam usando os SCs mais de 1 treino na pista, lembrando que quando falamos de moto de pista, entendemos que o PILOTO tenha infraestrutura de pista, ou seja durante aquele "dia" de treino, enquanto ele sair da pista, terá cobertor de pneus para mantê-los aquecidos.
Numa situação IDEAL eles não poderiam ser mais usados depois de "esfriarem"... lógico que muita gente usa, aos que usam na pista, normalmente dá pra 2 dias (1 treino inteiro e 1 corrida) e esta perda de aderência é aceitável em relação ao custo.
Para uso nas estradas não sei como realmente se comportam, posso dizer que tenho muitos amigos que só usam SC há mais de 4 anos, e nunca tiveram problema, acredito também que o aquecimento ocorrido na pista seja muito mais EXTREMO que o ocorrido na estrada...

Eu opto pelos SPV2 visando durabilidade que é reconhecidamente maior, e também para evitar problemas com a PULICA
" Andar de moto não é perigoso, o perigo é você levantar do sofá no domingo de manhã e ver que ficou ali por muito tempo..."
Neto TeamCamel
Sprint GT
Sprint GT

Has thanked: 30 times
Been thanked: 20 times
Moto: Suzuki GSX-R 750

Mensagempor Diney » 20 Jan 2014 13:51

Eu tenho instalado na minha moto ( SP ).

Seguinte, ja usei o SC de pista nao tem coisa melhor no requisito desempenho, so que a durabilidade e bem menor que o SP.

O SP tem o composto mais duro no centro e as bordas macia como o SC.

Eu ja sabendo que o pneu estava chegando no final da sua vida, fiz um role proximo ( Frango Assado da Carvalho Pinto votando pela Fernao Dias), quando cheguei em casa e fui olha o pneu, ka tinha acabado, comecou a dar sinal de aparecer a malha!

Por ser inicio de ano, contas e mais contas eu pensei em trocar somente o traseiro, no centro apresenta o desgaste mas o TWI nas ranhuras laterais ja estavam sendo comido pelo asfalto, isso confirma que eu usei bem o pneu, mas quando fui olhar o estado do dianteiro, vi que o TWI tambem esta comido ou seja, nao tem como, tenho que trocar os dois! ( 1.350,00)

Entao no sei caso pode ir pra cima do SuperCorsa classificacao SP que e o pneu correto para asfalto!

Na epoca que eu usei o SC2, so de andar numa boa sem acelerar forte quando eu parava eu via os macarroezinhos na face do pneu, ou seja tava desgastando mesmo justamente por ter um composto mais macio no meio!

Vou pegar o meu jogo com o Pokemon ou o Barata Pneus

Olha os precos.:

http://www.pokemonpneus.com.br/produto. ... to=5312846" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.baratapneus.com.br/pneus-mot ... 55-17.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
Diney
Sprint GT
Sprint GT

Has thanked: 1 time
Been thanked: 73 times
Moto: Outra

Mensagempor Diney » 20 Jan 2014 14:00

Lembrando que agora a Pirelli so vende o modelo novo que e o V2

Efim eu uso o SuperCorsa modelo V2 - Classificacao SP - Medida 120/200

Abs
Imagem
Diney
Sprint GT
Sprint GT

Mensagempor andrew.moj » 20 Jan 2014 16:10

SC

http://www.pirelli.com/tyre/ww/en/news/ ... up-riders/" onclick="window.open(this.href);return false;

SP

http://www.pirelli.com/tyre/ww/en/news/ ... -panigale/" onclick="window.open(this.href);return false;

Neto Team Camel escreveu:enquanto ele sair da pista, terá cobertor de pneus para mantê-los aquecidos.
Numa situação IDEAL eles não poderiam ser mais usados depois de "esfriarem"... lógico que muita gente usa, aos que usam na pista, normalmente dá pra 2 dias (1 treino inteiro e 1 corrida) e esta perda de aderência é aceitável em relação ao custo.

Essa foi a encucada que eu tive logo dps que mandei instalar... Mas nao acho que vou andar no limite do pneu, da pista e da minha moto pra sentir essa perda de performance... COntato que eles não explodam e o controle de traçao atue acho que vou ficar bem :mrgreen:

Neto Team Camel escreveu:Para uso nas estradas não sei como realmente se comportam, posso dizer que tenho muitos amigos que só usam SC há mais de 4 anos, e nunca tiveram problema, acredito também que o aquecimento ocorrido na pista seja muito mais EXTREMO que o ocorrido na estrada...

Eu opto pelos SPV2 visando durabilidade que é reconhecidamente maior, e também para evitar problemas com a PULICA

Acho que vai me servir bem.. se eu tirar uns 2.000Km's com eles fico feliz.. vamos ver na pratica! Quanto ä puliça, se eles quiserem vao me dar 10 multas... essa seria mais uma. Nego já acha que esse pneu é careca mesmo com TWI zerado.. Nao é minha preocupacao a mais.

Diney escreveu:Eu tenho instalado na minha moto ( SP ).

Seguinte, ja usei o SC de pista nao tem coisa melhor no requisito desempenho, so que a durabilidade e bem menor que o SP.

O SP tem o composto mais duro no centro e as bordas macia como o SC.
Entao no sei caso pode ir pra cima do SuperCorsa classificacao SP que e o pneu correto para asfalto!

Se eu tivesse a opção iria de SP, mas não foi o caso...

Só espero que ele não fique quadrado muito cedo, por nao ter a carcaça bi-composta assim como o SP. De qualquer forma não acredito que eu encontre os SuperCorsa's SP pra vender semi-novos, então acho que no fim foi um bom negócio.

EU não sou adepto ä compra de pneus semi-novos, mas não podia ficar com a moto parada, não agora, então vamos testar esses diabinhos pra ver como se comportam!

Quantos Km's voces chutariam que daria pra tirar do SP e do SC, respectivamente??
andrew.moj
Speedmaster
Speedmaster

Mensagempor Diney » 20 Jan 2014 17:49

Acho que o seu jogo de SC vai durar por volta de 3 mil, uma vez que vc nao vai andar no limite que os pilotos andam na pista, ja os SP meus duraram 8 mil kms!

abs
Imagem
Diney
Sprint GT
Sprint GT

Mensagempor Presidente » 20 Jan 2014 21:25

Neto Team Camel escreveu:Para uso nas estradas não sei como realmente se comportam, posso dizer que tenho muitos amigos que só usam SC há mais de 4 anos, e nunca tiveram problema, acredito também que o aquecimento ocorrido na pista seja muito mais EXTREMO que o ocorrido na estrada...

andrew.moj escreveu:Acho que vai me servir bem.. se eu tirar uns 2.000Km's com eles fico feliz.. vamos ver na pratica! Quanto ä puliça, se eles quiserem vao me dar 10 multas... essa seria mais uma. Nego já acha que esse pneu é careca mesmo com TWI zerado.. Nao é minha preocupacao a mais
.

Andre

O último caso que tomei conhecimento aqui no fórum de TWI a mostra não deram somente multa mas as motos foram para o pátio.
Presidente Club del Litrón...
!Larga vida al Dictador!
Presidente
Site Admin
Site Admin

Has thanked: 51 times
Been thanked: 451 times
Moto: Speed Triple 1050

Mensagempor andrew.moj » 20 Jan 2014 23:42

Obrigado pela dica Tony... eu pessoalmente não vi isso (ainda)

Tudo está andando contra nós, fora o TWI eles podem inventar qualquer coisa se a intenção for levar pro Patio. Quem viu o caso de Ipuiuna e Fernao Dias sabe.

Eu estou andando durante a semana, fugindo das muvucas e das patrulhas da PRF. Band e Anhanguera nem pensar mais...

Se me tomarem a moto vai ser o empurrao final pra eu ir de uma vez pra pista
andrew.moj
Speedmaster
Speedmaster

Mensagempor Diney » 21 Jan 2014 08:18

Bom, quando me pararam no Sabado e eu fiquei trocando uma ideia com o Tenente, ele foi conferir o TWI do pneu e mostrou para a aspirante a PM o que siguinificava, eu por recomendacao e para evitar dores de cabeca quando chega o TWI eu ja paro de andar e comeco a correr atras de um jogo de pneu novo!

Mas ai vai da cabeca de cada um se quer correr o risco de assumir um BO ou nao!

Uma coisa eu afirmo, os puliça nao sao bobo e estao bem orientados, muitas vezes eles deixam passar coisas que na real deveriam e multar a gente!

No caso de Ipuiuna, e fato, se tivesse alguem com moto com "caracteristicas" alteradas e multa ou patio! nao e que os guardas estavam procurando pelo em ovo nao,

Abs
Imagem
Diney
Sprint GT
Sprint GT

Próximo

Voltar para Motociclismo em Geral