Senado proíbe visitantes e endurece regras de acesso às vésperas de posse de Lula

132 views 12:56 0 Comments 26 de dezembro de 2022

O Senado Federal implementou medidas rigorosas para controlar o acesso às suas instalações esta semana, devido às crescentes ameaças de atos violentos no Distrito Federal, especialmente em vista da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro. O comunicado foi assinado pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e pelo diretor da Secretaria de Polícia do Senado, Alessandro Morales.

As novas medidas visam reforçar a segurança e incluem o seguinte:

– Todos os indivíduos, incluindo servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviços, agora devem passar pelos pórticos de raio-x e detectores de metal para entrar nas dependências do Senado. Isso se aplica a todos, mesmo aqueles que normalmente não precisam passar por esses aparelhos.
– A entrada de visitantes está proibida durante este período.
– Acesso de entregadores de alimentos e motoristas de aplicativo não será permitido.
– Entregas de alimentos e o embarque ou desembarque de passageiros devem ocorrer fora das instalações do Senado.
– Correntistas que não sejam colaboradores da Casa não poderão acessar as agências bancárias localizadas no Senado. Apenas senadores, servidores, terceirizados e estagiários têm permissão para utilizá-las.

O comunicado também destaca que casos excepcionais devem ser encaminhados com antecedência para a Secretaria de Polícia do Senado por meio de e-mail.

Essas medidas foram adotadas devido à recente ocorrência de ameaças e atos de violência no Distrito Federal, incluindo a prisão de um suspeito que tentou colocar um artefato explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília. Esse suspeito, que estava ligado a manifestações antidemocráticas, foi detido pela Polícia Civil do Distrito Federal. Também foram encontrados explosivos em uma área de mata na região administrativa do Gama, próxima a Brasília.

Além disso, houve incidentes de violência após as eleições, incluindo a tentativa de invasão à sede da Polícia Federal em Brasília por apoiadores do presidente em exercício na época. Esses eventos ocorreram no mesmo dia em que Lula foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).