• ANÚNCIOS
  • ANÚNCIOS

• Anúncios de Classificados Aleatórios

Tiger Explorer 1200 - Impressões

Tiger Explorer 1200 - Impressões

Mensagempor Johnnie Walker » 31 Mar 2013 17:30

Imagem
IMG-20130326-00613 por Johnnie Walker BR, no Flickr

Bom semana passada fui levar a Speed Triple para fazer a primeira revisão, e já que ia ficar esperando o serviço, resolvi aproveitar para dar uma voltinha na Tiger Explorer. Essa era a única moto da Triumph que ainda não tinha andado.

Subiram a moto da oficina, e fiquei parado por alguns minutos olhando os detalhes da "criança". A moto é muito robusta. Parece que foi feita para enfrentar o fim do mundo, ou sobreviver à guerras nucleares. O plano de manutenção dela já diz isso também. As revisões são a cada 16.000 Km.

Sentei na moto, que estava com o assento em sua regulagem mais baixa, e alcancei os pés no chão com mais facilidade que na Speed Triple. O formato do assento, densidade da espuma e posição das pernas são excelentes para longas viagens. A posição do guidão também é muito boa. Melhor que da 800 XC. O único ponto que ela perde para a 800 é nos protetores de mão, que só vem de série na versão XC, que não está disponível por aqui.

De cara, a quantidade de botões nos punhos intimidam um pouco. No esquerdo, acesso às funções do computador de bordo. Completíssimo, com marcações diferentes para 2 trechos separados (trip 1 e trip 2) e diversas informações, consumo médio, instantâneo, velocidade média, tempo de viagem, autonomia, distância percorrida, temperatura do ar, etc.

Através do painel de instrumentos, também é possível desativar o ABS, que é ativado automaticamente quando se desliga e liga a chave, por motivos de segurança, definir a atuação do controle de tração (nível 1, 2 ou desligado) e ativar ou desativar se os piscas desligam automaticamente.

ABS ativado, controle de tração desligado, e saí para andar. Apesar de estar chovendo e com piso molhado, optei por desabilitar o controle de tração, achando que o comportamento do motor da moto seria mais sutil que da Speed Triple. Ledo engano. Apesar de ser uma moto bem grande, a facilidade de condução e agilidade foram os pontos que mais surpreenderam, já que o conforto já era esperado. Outro ponto que se destacou foi a resposta do motor. Me senti na Speed Triple, porém com muito mais conforto.

As suspensões na regulagem em que estavam se mostraram bastante confortáveis, sem comprometer a estabilidade, e os freios, são muito potentes e progressivos.

Torcendo o punho com vontade a aceleração da moto é brutal, e o acelerador eletrônico propicia um delay mínimo, fazendo com que seja muito fácil a condução da moto, além de propiciar uma aceleração mais suave que dos cabos, o que em longos períodos de pilotagem acaba por diminuir a fadiga.

O câmbio da moto proporciona engates muito precisos e suaves, mas não gostou muito das trocas de marcha sem embreagem. Acredito que a diferença do escalonamento entre as marchas, atrapalhe nesse quesito, comparando com a Speed Triple.

Tive a oportunidade de testar o ABS na chuva, e saindo no farol a moto acelera realmente muito forte. Levantar a frente desse monstrão também não é difícil, e nem precisou de embreagem na 1a marcha.

Fiz uma curva e resolvi "dar mão", e ela saiu de traseira no piso escorregadio, porém o equilíbrio da moto é muito bom, e segurá-la não foi difícil. Como só rodei na cidade, não pude testar o "cruise control", que só opera acima de 4a marcha e velocidade entre 48 e 160 Km/h.

Dos itens opcionais oferecidos lá fora, a Triumph só incluiu na moto o ABS e controle de tração, que são oferecidos de série no Brasil. Acho que foi uma boa escolha, pois são os itens que não podem ser instalados posteriormente. A gama de acessórios para a moto é muito grande, mas os que fazem sucesso e eu destacaria aqui, são:

Protetores de mão, monitor de pressão dos pneus, manoplas aquecidas, assento aquecido, bauletos e top case, protetores de motor e cárter, bolha e faróis de neblina.

Infelizmente o preço dos acessórios no Brasil está muito alto, porém trazer de fora hoje em dia é uma ótima alternativa. Pelo menos, nesse modelo o cavalete central é de série! Com a parceria do Jack Lilley na Inglaterra, que envia itens em 10 dias, com 10% de desconto, isso se resolve.

Com certeza será a minha candidata a substituir a Speed Triple nos próximos 2 anos, se nada mudar até lá.
Johnnie Walker - Keep Riding. . .
Metade do meu dinheiro gastei com motos, mulheres e bebidas. A outra metade, desperdicei!

Imagem
Imagem
Johnnie Walker
Site Admin
Site Admin

Has thanked: 22 times
Been thanked: 244 times
Moto: Triumph Speed Triple 1050
VIN: 565577

Re: Tiger Explorer 1200 - Impressões

Mensagempor Rygarr » 31 Mar 2013 17:49

Entre as bigtrails 1200 ela só perde pra multistrada, nmo
Mas só pensaria nela caso fosse fazer viagens longas. O problema dela é a provavel autonomia inferior em relação a 800XC pois tem menos de 2L a mais de tanque. Isso é um problema que precisa ser resolvido pela Triumph.

Johnnie, é só chegar la e pedir qualquer moto para test drive? Quando fui la só ofereceram a S3 e 800XC..
Rocket III e Tex é só VIP? rs..
Rygarr
Daytona 675
Daytona 675

Has thanked: 5 times
Been thanked: 16 times
Moto: CB600F Hornet

Mensagempor decapa » 31 Mar 2013 17:58

o johnnie, qual sua altura? alcançou os pés tipo ponta de pé ou meio pé? a largura do tank não é muito larga que atrapalhe quando se coloca o pé no chão?
decapa
Speedmaster
Speedmaster

Has thanked: 6 times
Been thanked: 9 times
Moto: Ducati multistrada

Mensagempor DomMarco » 31 Mar 2013 18:37

Na alça de mira ...
DomMarco
Bonneville
Bonneville

Has thanked: 7 times
Been thanked: 3 times
Moto: Bandit 650S (por enquanto)

Mensagempor Johnnie Walker » 31 Mar 2013 19:02

@Rygarr, chega lá e fala com o Adriano. Depende um pouco da disponibilidade, pois também mandam as motos para algumas revistas.
Dessa vez, andei na Bonnie e na Tex 1200. Talvez a autonomia não seja exatamente um problema, pois percebi que a mão direita faz mais diferença que a cilindrada.

@Decapa, tenho 1,76m, chassis de bola, e encaixei melhor nela do que na T800. O tanque não atrapalha em nada. Alcancei os pés numa boa, sem ter que ficar muito na ponta.
Johnnie Walker - Keep Riding. . .
Metade do meu dinheiro gastei com motos, mulheres e bebidas. A outra metade, desperdicei!

Imagem
Imagem
Johnnie Walker
Site Admin
Site Admin

Has thanked: 22 times
Been thanked: 244 times
Moto: Triumph Speed Triple 1050
VIN: 565577

Mensagempor decapa » 31 Mar 2013 22:12

boa! valew a dica!
decapa
Speedmaster
Speedmaster

Has thanked: 6 times
Moto: Ducati multistrada

Mensagempor _Sem_Nick_ » 02 Abr 2013 12:55

Vlw JW!
Próximo UP: Triumph Street Triple R

Suzuki GS500e - Comandante da estrada
Yamaha XTZ 250X - Guerreira do dia a dia
Sundown Hunter 90 - A abandonada
_Sem_Nick_
Daytona 675
Daytona 675

Has thanked: 42 times
Moto: Yamaha XTZ 250X

Mensagempor Moicano » 03 Abr 2013 12:21

- Boa tarde a todos,

Depois das impressões passadas pelo Johnnie Walker acabaram as minhas dúvidas a respeito da escolha que paraiva no ar entre a 800 XC ou a Explorer 1200, vou com certeza de Explorer! :D

Abraço a todos.
Abraços,

Hélcio Assis
Tigress Blue 1200
Contagem -MG

http://www.moicanosmc.com.br
O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ
Moicano
Bonneville
Bonneville

Has thanked: 0 time
Been thanked: 2 times
Moto: Vstrom 1000

Mensagempor murilom » 22 Jun 2013 15:56

Já havia andado em SP, hj andei em Brasília.
Muito mais espaço, retão vazio, acelerações fortes, o espaço proporciona um TD sem comparação com SP. Economizando palavras, o TD de SP é brincadeira de neném comparando com BSB.

Bom, já relatei detalhes em outros fóruns em MAR quando testei em SP. Agora com as novas impressões deste TD bem mais forte, será em duas palavras, em 2 pontos, beemm econômico, um ponto positivo e outro negativo:

1- Positivo: Motor. Torque bom e potencia ótima, aliado a lisura do motor e leveza do acelerador, é o destaque da moto. Potente ao ponto dos pneus serem finos, precisa de mais pneu. Se a moto fosse mais leve, responderia mais rápido ainda.

2- Negativo: Suspensão atuando em conjunto com os freios, talvez o peso ajude para essa impressão. Afunda e a roda traz perde o atrito, sobe tudo na dianteira e o ABS que atua muito cedo solta a moto. Com a GS tinha esquecido e com a TEX voltei a lembrar daquela velha frase: Moto não freia igual carro!

MM
murilom
Bonneville
Bonneville

Been thanked: 1 time
Moto: Triumph Tiger Explorer 1200

Mensagempor Hercules Santos » 01 Nov 2013 08:48

Ola amigos. Estou querendo adquirir uma explorer xc 1200. Alguem sabe me informar certeza a data de disponibilidade de entrega.
Hercules Santos
Newbie
Newbie

Been thanked: 0 time
Moto: EXPLORER 1200

Próximo

Voltar para Geral - Tiger Explorer